Mineração Darcy

Fazenda Luciana, Zona Rural, Caixa Postal 19 - Bento Quirino - São Simão - SP

16 - 3984.1401 / 3984.4165

16 - 98149.2803 / 98149.1604

QUEM SOMOS

Em 1949 José Luiz de Oliveira deu início à extração de argila do tipo Ball Clay na cidade de São Simão. Em 1971 Darcy Roberto, ciente do potencial da jazida, assumiu a extração de argila e fundou a Darcy R. O. Silva e Cia Ltda., direcionando o crescimento da produção para o desenvolvimento de novas tecnologias de exploração criando, assim, a Mineração Darcy.

Em 1990, a Mineração Darcy inaugurou a Usina de Beneficiamento de Areia Quartzo Industrial, possibilitando o fornecimento em grande escala de areia para diversos segmentos industriais.

O mais recente setor de expansão e investimento da mineração é o Beneficiamento de Turfa. Este produto, de origem orgânica, possui em sua composição elementos químicos condicionadores do solo que além de prolongarem a fertilidade do mesmo, servem para composição de substratos e adubos organominerais.

A Mineração Darcy é reconhecida por seu comprometimento profissional, preservação ambiental com programa de reflorestamento, fornecendo produtos de qualidade atestada, e comprometimento social com a comunidade.


 

Responsabilidade Ambiental

A Mineração Darcy, desde sua origem, se dedica a preservação do meio ambiente. A empresa, que é 100% brasileira, desenvolveu o Programa de Proteção Ambiental, que prevê a recuperação e preservação permanente de sua propriedade.

Localizada na zona rural de São Simão, no estado de São Paulo, a propriedade da mineração possui 288 hectares, na Fazenda Luciana. Vizinho a ela está o Córrego Tamanduá, que por percorrer a divisa da mineração é considerado, pelo Código Florestal, uma Área de Preservação Permanente.

A Área de Preservação Permanente da propriedade da Mineração Darcy foi completamente recuperada e reflorestada. Hoje a função da empresa é garantir a proteção do trabalho desenvolvido no reflorestamento da margem do Córrego Tamanduá.

As APP - Áreas de Preservação Permanente são áreas de grande importância ecológica, cobertas ou não por vegetação nativa, que têm como função preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem estar da população humana.

Seguindo a recomendação do DPRN - Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais, que estabelece o local onde ocorrerá a averbação de 20% da propriedade para Reserva Legal, a Mineração Darcy desenvolveu o Programa de Proteção Ambiental.

Dividido em três categorias, o Programa de Proteção Ambiental, trata, desde 2007, do reflorestamento ambiental da propriedade da mineração, da recuperação dos locais de extração da matéria prima (Argila Ball Clay e Areia) e do tratamento da água, utilizada no beneficiamento da areia.

 

CERTIFICADOS

GALERIA DE FOTOS

LOCALIZAÇÃO MINERAÇÃO DARCY

Fazenda Luciana, Zona Rural, Caixa Postal 19 - Bento Quirino - São Simão - SP

16 - 3984.1401 / 3984.4165

16 - 98149.2803 / 98149.1604